sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um cigarro

Três horas da madrugada, acordo com aquele barulho seco que tomou conta de todo este lugar sem esperanças.
Deito-me novamente, mas os pensamentos voam longe e não me deixam dormir. Penso em minha vida, penso se algum dia sairei deste lugar, se algum dia terei uma vida melhor, longe de tanta miséria.
Quando os tiros e meus pensamentos se calam , consigo dormir, mas não por muito tempo, pois outro barulho soa no ar daquele quarto de madeiras. Os gemidos de minha querida mamãe de 50 anos me atormentam e me fazem levantar.
Dona Joana, uma pobre senhora negra, escrava da miséria, que sofre fortes dores causada pelos socos da vida. Não há nada que eu possa fazer para tirar a dor daquela pobre mulher, então me levanto e acendo um cigarro e caminho até a janela.
Aqueles pensamentos de como sairei deste lugar não me perturbam mais, agora são outros que torturam minha mente. Penso em minha mãe, no trabalho que ela teve para me criar sozinha. Penso em sua vida sofrida, nas faxinas que ela teve que fazer para comprar um quilo de arroz e um quilo de feijão para me alimentar. Penso nas noites que ela enfrenta com dores e gemidos.
Queria tirar minha mãe deste lugar, dar à ela um lugar mais limpo, uma cama mais confortável e um cobertor que a aquecesse nas noites frias. Mas como vou tira-la daqui? Ganho um salário mínimo e ainda tenho que fazer hora extra para comprar os remédios dela.
Olho para o lado e me sinto pior,vejo o Biro na esquina, às três e meia da madrugada com outros caras colocando fogo na latinha de coca-cola e ao mesmo tempo em sua própria vida.
Fumo outro cigarro e vou deitar, afinal amanhã é dia de fazer hora extra para comprar o remédio de Dona Joana.


Jéssica Ramos Bastos

2 comentários:

  1. Jé, não é porque sou sua amiga que eu estou comentando aqui. Mas porque realmente seus textos tem se tornado cada vez melhores. Não sei analisar e criticar textos. Mas tudo que vc escreve, me sensibiliza de verdade. Admiro muito vc, pelo seu jeito de escrever, pensar. Admiro vc, e seus textos. Além de uma grande amiga, uma grande escritora. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bia, obrigada pelo opoio e pela sua opinião.
    Fiquei muito feliz em ler isso, é muito importante saber o que você pensa e saber que você acompanha meus textos.
    Obrigada por estar ao meu lado.

    ResponderExcluir