quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fada maldita

Minha história, como muitas outras, foi um pouco modificada para alegrar as crianças. Mas esse não é o verdadeiro significado que ela tem. Quero que minha história mostre o verdadeiro sentido que tem, deixando na memória de todos, o sofrimento que passei.
Um homem, sabendo que a história de uma pobre mulher negra não faria sucesso naquela época, transformou minha história em um conto feliz. Mas vou contar a verdadeira história, sem mágica, sem príncipe e sem sapatos.
Sou uma mulher negra, fui vendida para um fazendeiro branco, como diz no conto meu príncipe. Era obrigada a fazer serviços pesados todos os dias, e ainda tinha que aguentar as mãos pesadas de meu dono em meu corpo durante noite.
Suas filhas não podiam me ver parada, descansando minhas pernas que de dia sofriam com a faxina na casa e de noite sofria com a agressividade do sinhô.
Quando li o conto, encontrei uma coisa que era verdade. Os ratinhos eram meus amigos, eles me faziam companhia durante a noite quando tentava esquecer a minha vida naquele chão duro da senzala.
Quando contei minha história para o homem que escreveu o conto, disse que tinha um sonho, queria ser livre, ou esquecer, pelo menos por uma noite, todos os sofrimentos que passei, e não sentir as mãos de meu sinhô passando por mim.
Esse mesmo homem transformou meu sonho em uma carroça mágica, tinha até um vestido lindo para vestir na noite em que seria a mulher negra mais feliz, mas até minha cor ele mudou. Se eu tivesse contado minha história para Castro Alves ou para o Sérgio Vaz, talvez, pelo menos, minha cor seria verdadeira.
Dizem que esse dia chegou, que hoje sou livre ou que o sapato de cristal coube em mim. Não tenho tanta certeza, ainda durmo no chão, os ratos me fazem companhia e não tenho nenhum sapato de cristal. Mas uma coisa foi boa, não tenho mais que aguentar meu príncipe encantado me fazendo sua escrava nas noites frias em que só ele sente o calor do meu corpo.
Ah... Esqueci de me apresentar, meu nome é Cinderela.


Jéssica Ramos Bastos

2 comentários:

  1. Nunca escrevi nda sobre seus textos... Mas queria te dizer que vc escreve muito bem, gostaria que vc sempre escreva, gosto mto dos seus textos, sou fã n° 1 deles! ;D
    Parabéns! Ah.. e esse eh meu preferido! Teamo♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Gabi. É sempre bom saber que meus grandes amigos me apoiam no que escrevo. Muito obrigada por acompanhar. Te amo muito!
    Tô esperando vc escrever também.
    Beijo.

    ResponderExcluir